Cobertura do último dia do V Encontro “MP: Pensamento Crítico e Práticas Transformadoras”

Sexta-feira, 4, foi o último dia de V Encontro Ministério Público: Pensamento Crítico e Práticas Transformadoras. Oportunidade para o compartilhamento de práticas inovadoras entre os membros do Ministério Público, o evento teve o apoio do Transforma MP.

Pela manhã de sexta-feira, a Mesa Política Criminal, encarceramento e criminalidade: perspectivas e desafios ao Ministério Público brasileiro em face dos seus compromissos e atribuições constitucionais contou com exposição de Maria Gabriela Viana Peixoto (DEPEN/MJ), Manuela Abath Valença (UFPE e UNICAP) e Irene Cardoso Sousa (MPPE). O debate foi presidido pelo associado Fabiano de Melo Pessoa (MPPE).

À tarde, o tema do debate foi o Ministério Público como Garantia Constitucional Fundamental da Sociedade: atribuições, deveres e práticascom as exposições de Gregório Assagra de Almeida (MPMG) e Ludmila Reis Brito Lopes (MPT). A Mesa vespertina foi presidida por Lenna Luciana Nunes Daher (MPDFT).

Durante o Encontro (no vídeo abaixo), o associado Fabiano de Melo Pessoa (MPPE) alertou para a gravidade do atual momento vivido pelo Brasil:

“Não dá para pensar tudo que a gente está discutindo, senão como o fim da República de 1988, que nós estamos enfrentando. Tudo está em jogo, gente, inclusive esse Ministério Público. Se nós não percebermos isso, se nós não fizermos essa reflexão, estaremos sendo ingênuos, massa de manobra de conjunturas outras que estarão agindo sem que a gente possa perceber esse contexto”, disse.

Fabiano de Melo Pessoa durante o V Encontro “MP: Pensamento Crítico e Práticas Transformadoras”

Irene Cardoso Sousa (MPPE), Maria Gabriela Viana Peixoto (DEPEN/MJ) e Manuela Abath Valença (UFPE e UNICAP)

Manuela Abath, do grupo Asa Branca de Criminologia da UFPE/UNICAP

Irene Cardoso Sousa (MPPE), Fabiano de Melo Pessoa (MPPE) e Manuela Abath Valença (UFPE e UNICAP)

 

Deixe uma resposta