Coletivo Intervozes lança pesquisa sobre os donos da mídia no Brasil

A democratização dos meios de comunicação é um dos 17 princípios que regem a atuação do Transforma MP, ancorado na convicção de que o Ministério Público brasileiro deve exercer suas atribuições contribuindo para a transformação da realidade brasileira.

O artigo 54 da Constituição Federal determina que, desde a posse, deputados e senadores não podem “ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada”. Apesar disso, muitos parlamentares são proprietários de canais de rádio e TV.

Neste sentido, compartilhamos, a partir do Coletivo Intervozes (organização que trabalha pela efetivação do direito humano à comunicação  no Brasil), a informação sobre este importante evento que acontece amanhã, 2 de fevereiro: o lançamento da pesquisa “Quem Controla a Mídia no Brasil”.

Publicado no Intervozes.

O lançamento do estudo Quem Controla a Mídia no Brasil acontece em Brasília nesta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, às 15h. O levantamento identificou os 40 principais grupos de mídia, seus proprietários e os riscos à diversidade e à pluralidade no sistema de mídia do país.

Participam do lançamento a procuradora federal dos direitos do cidadão, Deborah Duprat, o representante da Repórteres sem Fronteiras no Brasil, Emmanuel Colombié, e o coordenador da pesquisa, André Pasti, do Intervozes.

O projeto faz parte de uma iniciativa internacional que ganhou o nome de Media Ownership Monitor (Monitor de Propriedade de Mídia), organizada pela Repórteres sem Fronteiras. O estudo do caso brasileiro que será apresentado na próxima sexta-feira (2) foi realizado pelo Intervozes, entidade com quase 15 anos de pesquisas e atuação no campo do direito à comunicação .

O evento será realizado no auditório do Conselho Nacional do Ministério Público Federal (Procuradoria Geral da República – SAF Sul, Quadra 4, Conjunto C, bloco A, cobertura- Brasília/DF) e é aberto a profissionais, pesquisadores e demais interessados no tema.

Acesse o mapeamentoquemcontrolaamidia.org.br

Serviço

Lançamento Quem controla a Mídia no Brasil?

02/02 às 15h

Conselho Nacional do Ministério Público Federal (Procuradoria Geral da República – SAF Sul, Quadra 4, Conjunto C, bloco A, cobertura- Brasília/DF)

Deixe uma resposta