Encontro de membros do Coletivo Transforma MP em Pernambuco

Associados do MPPE realizaram encontro estadual do Transforma MP, em Pernambuco, durante o XII Congresso do Ministério Público de Pernambuco.

Associados do MPPE realizaram encontro estadual do Transforma MP, em Pernambuco, durante o XII Congresso do Ministério Público de Pernambuco, ocorrido entre 31 de maio e 2 de junho.
Na pauta, reflexões sobre a construção do Coletivo, novas perspectivas de atuação e a ideia de mais encontros no Estado.

Fabiano Pessoa, um dos idealizadores da reunião estadual, avalia que a conversa foi produtiva, inspirada pelos assuntos debatidos no Congresso: “Foi muito rica, potencializada pelas discussões do evento da AMPPE, que teve como tema central a crise institucional e os desafios do Ministério Público na próxima década. Encontramo-nos para compartilhar as percepções sobre o nosso processo de formação, ancorados pelas reuniões de Brasília e Belo Horizonte, onde nasceram nossa carta de princípios e estatuto.“

ENCONTRO DE MEMBROS DO COLETIVO TRANSFORMA MP EM PERNAMBUCO

ENCONTRO DE MEMBROS DO COLETIVO TRANSFORMA MP EM PERNAMBUCO

Na opinião de Fabiano, o encontro serviu também para que compromissos já assumidos pudessem ser ratificados ou revistos, mediante a crise atual: “Reafirmamos o propósito de construção de um espaço de discussão permanente no âmbito do MP, compromissado com a formulação de uma análise crítica de nossas práticas, tendo como marco de orientação o papel da instituição na Constituição de 1988, para que com base nesta percepção possamos propor iniciativas transformadoras de nossa realidade social, voltadas para a concretização de um Estado Social de Direito, especialmente em um momento de severa crise político-institucional e com graves implicações na regularidade do regime democrático”.

Outros dois membros do Coletivo, Afrânio Silva Jardim (MPRJ) e Marcelo Goulart (MPSP), que falaram em painéis do Congresso da AMPPE, também estiveram no encontro organizado pelos membros do Transforma MP de Pernambuco, contribuindo para as discussões.

Os Membros do MPPE presentes, além de Fabiano Pessoa, foram: Maísa de Oliveira, Hélio Xavier, Gilson Barbosa, Daniela Brasileiro, Maria Bernadete Figueroa, Luciana Albuquerque, Maria Ivana da Silva, Westei Conde, Jecqueline Elihimas, Domingos Savio Agra, Bettina Guedes, Belize Câmara Correia, Luciana Prado, Francisco Sales de Albuquerque e José Roberto da Silva.

Foto:Maísa de Oliveira, Afrânio Silva Jardim, Marcelo Goulart e Fabiano Pessoa

Deixe uma resposta