Ministérios Públicos estaduais manifestam-se em defesa da democracia e da Constituição Federal

Até o momento, ao menos seis Ministérios Públicos estaduais manifestaram-se em defesa da Constituição Federal, diante da onda de violência, intimidações e intolerância verificada nos últimos dias no País. O Transforma MP registra a importância deste ato na luta por um Ministério Público transformador, e em sintonia com uma sociedade que respeita a liberdade de expressão e o demais os valores democráticos.

A Constituição não está em negociação
Depois de os Ministérios Públicos da Bahia, do Maranhão e do Paraná emitirem nota pública em que reforçam o papel do MP como guardião incansável da ordem jurídica, da democracia e dos interesses sociais e individuais, foi a vez de os Ministérios Públicos do Ceará, de São Paulo e de Minas Gerais se posicionarem, na última quinta-feira, 25, contra qualquer ameaça aos valores contemplados e resguardados pela Carta Magna de 1988.

Nos documentos, os Ministérios Públicos estaduais acima citados reafirmam o respeito às opiniões e divergências político-partidárias, reiterando o irrestrito compromisso do MP brasileiro no combate à violação de direitos humanos, ao regime democrático e às instituições, às quais cabe ao MP proteger.

Também ressalta-se, nas manifestações, que o MP brasileiro está atento e pronto a usar os meios jurídicos necessários para defender a Constituição e manter a integridade normativa das representações da instituição.

No início da semana, o Transforma MP emitiu o Manifesto em defesa da Constituição e do regime democrático, que pode ser acessado nos links abaixo, juntamente com as demais manifestações.

Links das manifestações:
Ministério Público da Bahia
Ministério Público do Ceará
Ministério Público do Maranhão
Ministério Público de Minas Gerais
Ministério Público do Paraná
Ministério Público de São Paulo
Manifesto do Transforma MP

 

Deixe uma resposta