Lançamento da Carta convocatória do FSMJD

Evento virtual reuniu centenas de pessoas no último domingo. 

No último domingo, 22, representantes dos coletivos Transforma MP, Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), Associação Juízes para a Democracia , Associação Advogadas e Advogados Públicos para a Democracia, Coletivo Defensoras e Defensores Públicos pela Democracia e Movimento Policiais Antifascismo; participaram do lançamento da carta convocatória do Fórum Social Mundial Temático Justiça e Democracia.

O evento contou com a presença do Professor português Boaventura  de Sousa Santos;  Carolina Tohá, cientista política, advogada e acadêmica no Chile; Vitalina Papadakis, desembargadora no Tribunal Superior de Recurso de Maputo – Moçambique; e Hamouda Sobhi, do Alternatives Marrocos e do conselho internacional do FSM.

Os participantes apresentaram suas entidades e disseram ao público como surgiu a ideia coletiva da realização para o FSMJD e qual a importância deste para o Fórum Social Mundial que está previsto para 2021 na Cidade do México.

A procuradora do Ministério Público do Trabalho, Vanessa Patriota da Fonseca, e a promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal, Alessandra Queiroga, representaram o Coletivo Transforma MP durante a transmissão.

Para Vanessa Patriota da Fonseca que abriu o evento,  a instrumentalização do poder, as guerras jurídicas, a exploração do trabalho e modo de produção capitalista assombram o Brasil e o mundo estimulando o desmonte dos direitos humanos e sociais.

A promotora Alessandra Queiroga encerrou a abertura da carta convidando a sociedade civil e as outras entidades para estarem presentes durante os seminários do FSMJD que ocorrerão nos dias 11 e 12 de dezembro. Queiroga também passou todas as informações sobre o Fórum Temático e evidenciou a importância de mais pessoas e entidades estarem unidas.

É importante destacar que o evento virtual da carta convocatória e os seminários do próximo mês são etapas preliminares para o Fórum Social Temático Justiça e Democracia que ocorrerá entre os dias 21 a 26  de setembro de 2021 no Brasil. O município que receberá a conferência será definido em breve, assim como outros detalhes.

A transmissão foi realizada por diversos canais progressistas no Youtube, entre eles o canal do Coletivo Transforma MP, e teve a audiência de centenas de pessoas ao vivo.

 

Deixe uma resposta